Total de visualizações de página

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Núcleo de Dramaturgia de Novos Autores - SESI

Olá amigos,


Hoje foi um dia muito feliz pra mim. Iniciei o Workshop de Dramaturgia de Novos Autores com a Marici Salomão. Uma figura encantadora, inteligente e singular. Desculpem-me eu não ter postado nos últimos dias, mas a vida está uma correria só.
O workshop começou 14:30 em ponto com os quase 30 selecionados. Deu-me um nervosismo na hora, pois estar ao lado de pessoas tão especiais de todas as partes do mundo e linhas de pesquisa só me deixou orgulhoso de pesquisar teatro.

É impressionante como o Processo Colaborativo está forte no cenário cênico nacional. É uma espécie de retroalimentação na produção teatral mundial. Tivemos um convidado da Inglaterra, chamado Michael Judge do Theatre Center de Londres, o cara é muito inteligente e está atualmente trabalhando com "Nós do Morro"-RJ e já pesquisou no Grupo XIX o Processo Colaborativo.

No início foi feito um panorama desde o cenário artístico da década de 50, com todo aquele eixo da dramaturgia focada no embasamento político e artístico, depois explanamos os anos 60 com a Criação Coletiva. Marici falou das modificações na dramaturgia no teatro com um ar bem democrático ao Processo Colaborativo e o Teatro de "Gabinete".


É impressionante como na década de 90 o ator passa a buscar uma identidade e conseqüentemente uma nova escrita. Ele sente a necessidade de representar novos autores....ou os textos dele mesmo. ehheeh Eu até acredito que isso advém com a democracia no Brasil, onde aquele pensamento de que, todos temos voz e participação no processo é a vibe. Os atores querem deixar de serem marionetes do diretor e intervir na criação. Isso é o máximo! O curioso é que na convenção espacial teatral-ou Espaço Cênico- Marici busca uma reflexão embasada em Aristóteles no que se refere à dramaturgia atual, onde tais elementos são analisados, pensados e repensados antes da escrita.

  • Personagem (intenções)
  • Ação ( tempo, conflitos, enredo, trama e mito)
  • Tema ( argumento, visão de mundo e pensamento)
  • Espaço (espetáculo) "Ópsis na Poesia dramática"
  • Platéia
  • Melopéia

Luiz Fernando Ramos é um dos que defende a idéia de que a ópsis está entrando no lugar do mito. Será? Deixo pra vocês refletirem...

"MAS"
Ferramenta da Dramaturgia
Segundo Marici,o "mas" vem para estimular e acrescentar a problemática no enredo do texto. É sempre mais excitante você colocar obstáculos para a personagem, pois a história se torna mais rica e interessante. É como se fugíssemos do óbvio. Calma! Não tenha medo da escrita, a técnica nessas horas não ajuda muito, nesse momento tenho que ressaltar o pensamento do nosso Antunes Filho: "Técnica é Libertação", portanto pegue a caneta, o lápis ou o carvão e liberte-se.

Foram aplicados alguns exercícios que não vem ao caso expor aqui, quem tiver interesse me mande e-mail que será um prazer descrevê-los.

Enfim....fiquei muito feliz com esse contato e hoje tem mais.

Não podia ir embora sem falar que estou sentindo cheirinho de praia no ar, mas ainda não posso falar aqui. Espero que o jornalistas e apresentadores valorizem essa pesquisa e essa história. ( ficaram confusos né? Mas eles entenderão) ehehhe

Genteeeeeeeeeeeeeeeee.....data pré-marcada para nossa estréia nos palcos de São Paulo. Aguardem " Destinos" está chegando e com uma "puta" pesquisa na obra de Paulo Emílio Salles Gomes e ,essa tão curiosa Vila Maria Zélia. O Lubi (diretor) está com umas idéias maravilhosas e estamos muito empolgados com o processo.

Hoje me chateei um pouco por questões familiares, mas não vem ao caso expor aqui, acredito que um dia as pessoas valorizarão e saberão ter a devida consideração com os demais.

Vou me despedindo com a frase “ O ESSENCIAL É INVISÍVEL AOS OLHOS” A.S.E., pois já são 03:40am e preciso dormir para a cabeça funcionar.

Beijo a todos....

Nenhum comentário:

Postar um comentário